A Liberdade Guiando o Povo, por Eugène Delacroix.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Revolução Francesa (1789-1799)

Conceito:
Movimento social e político ocorrido na França no final do século XVIII que teve por objetivo principal derrubar o Antigo Regime e instaurar um Estado democrático que representasse e assegurasse os direitos de todos os cidadãos.

Introdução:

A Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história contemporânea. Inspirada pelas idéias iluministas, a sublevação de lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" ecoou em todo mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses. Foi à revolução burguesa, tendo vista a sua condição de destruidora da velha ordem em nome das idéias e valores burgueses e por conta da ideologia burguesa predominante durante praticamente todo processo revolucionário.

A França pré-revolucionária

Fonte: ReproduçãoA sociedade francesa anteriormente à revolução era uma sociedade moldada no Antigo Regime. Ou seja, politicamente o Estado era Absolutista (Absolutismo Monárquico), economicamente predominavam as práticas mercantilistas que sofriam com as constantes intervenções do Estado e na área social predominavam as relações de servidão uma vez que a maioria da população francesa era camponesa. Em torno de 50 milhões de pessoas viviam em condições miseráveis nos campos franceses, pagando altíssimos impostos a uma elite aristocrática que usufruía do luxo e da riqueza gerados pelo trabalho dos campesinos em propriedades latifundiárias, ou feudos, dos nobres. Nas áreas urbanas a situação não era muito diferente de quem vivia nas áreas rurais. A população urbana, composta em sua maioria por assalariados de baixa renda, desempregados (excluídos) e pequenos burgueses (profissionais liberais), também arcava com pesadíssimos impostos e com um custo de vida cada vez mais elevado. Os preços em geral dos produtos sofriam reajustes constantemente e isso pesava na renda dos trabalhadores em geral – urbanos e rurais. Já as elites, compostas por um alto clero, uma alta nobreza e, claro, a Família Real – a realeza francesa: Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta, filhos e demais parentes – vivam em palácios luxuosos – como o monumental Palácio de Versalhes, localizado nos arredores de Paris e que era a residência de veraneio da Família Real e da elite – não pagavam impostos, promoviam banquetes – às custas do dinheiro público – em suma: viviam nababescamente (do requinte, da opulência, do luxo, das mordomias,...) face a situação de miséria e pobreza da maioria da população. 

14 comentários:

  1. "dando início ao período napoleônico com o golpe de Estado conhecido por “18 de Brumário”. Com o golpe Napoleão foi adquirindo poderes políticos"

    Só não entendi o que seria o golpe de estado ou o mais conhecido "18 de Brumário" ... Poderiam explicar-me melhor ?

    ResponderExcluir
  2. Rajkard Da Mata...

    O golpe de estado de 18 de Brumário (do Calendário Revolucionário Francês, 9 de novembro de 1799) foi o golpe de Estado que iniciou a ditadura napoleônica na França. Os admiradores de Napoleão criaram um jornal em Paris que divulgava a imagem de um general patriota, invencível e adorado por seus soldados. Nacionalismo, glórias militares, ideal de igualdade: essas idéias fascinavam os franceses.

    Foi acolhido com entusiasmo pela burguesia, que aspirava à paz, à ordem interna e à retomada normal das atividades. Os conspiradores do golpe não temiam o general Bonaparte, escolhido para liderar o movimento, pois acreditavam que acabariam por reduzir sua importância.

    A burguesia e os políticos astutos do Diretório perceberam que o general Bonaparte era o homem certo para consolidar o novo regime. Propuseram-lhe que utilizasse a força do exército para assumir o governo. Assim foi feito. Numa ação eficaz, apesar de tumultuada, Napoleão fechou a Assembléia do Diretório. Foi o golpe que ocorreu no dia 18 do mês de Brumário do ano IV, que no calendário gregoriano em uso na actualidade é 9 de Novembro de 1799. Durante essa época, a burguesia consolidaria seu poder econômico.

    ResponderExcluir
  3. Por que a Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história contemporânea?

    ResponderExcluir
  4. consegui entender, mas tive que ler várias vezes para entender a resposta .

    Para as próximas perguntas sugiro respostas mais curtas e mais claras !

    Obg.

    ResponderExcluir
  5. Dayane:

    Porque ela foi inspirada pelas idéias iluministas, a sublevação de lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" ecoou em todo mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses.

    ResponderExcluir
  6. Rajkard Da Mata:

    Faremos o possível para sermos mais claros daqui para frente obrigado pela sugestão.

    ResponderExcluir
  7. Quais foram os conflitos da Revolução Francesa?

    ResponderExcluir
  8. Quais são as principais características da Revolução Francesa?

    ResponderExcluir
  9. turma.. o golpe 18 de brumário termina com o período da revolução Francesa, dando início ao período Napoléônioco... PEÇO URGENTEMENTE.. QUE SEPARAM OS POSTS DO TRABALHO DE VCS, PARA MELHOR EXPLICAR... PENSEM NOS SEGUINTES TÍTULOS E POSTAGENS A RESPEITO DE: ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA; DEPOIS A CONVAOÇÃO PARA OS ESTADOS GERAIS; EM SEGUIDA A DECLARAÇÃO DA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE; DAÍ PODEM FALAR DO SÍMBOLO MÁXIMO DA REVOLUÇÃO QUE É A TOMADA DA BASTILHA QUE ACONTECEU EM 14 DE JULHO DE 1789. ISSO PELO MENOS É A PRIMEIRA PARTE DA REVOLUÇÃO... PODEM A SEGUIR FALAR DAS PRIMEIRAS MEDIDAS TOMADAS PARA ACABAR COM O ABSOLUTISMO E COM OS PRIVILÉGIOS DOS NOBRES E DA IGREJA E O QUE ISSO PROVOVOU NA FRANÇA NAQUELE MOMENTO

    ResponderExcluir
  10. ACHO DE SUMA IMPORTANCIA QUE VCS IDENTIFIQUEM OS PRINCIPAIS MOMENTOS DA REVOLUÇÃO FRANCESA QUE DURA DE 1789 ATÉ 1799. São tres fases identificáveis. Monarquia Constitucional, Terror e Diretório. Não se esqueçam de falar da guerra contra a França e das medidas tomadas em cada um desses momentos. Ainda assim lembrem da diferença entre girondinos, jacobinos e do pantano... que vai dar direção ao que chamamos de direita, esquerda e centro hoje em dia... abraço e bom domingo!!!

    ResponderExcluir
  11. como se iniciou a revoluçao francesa?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Professor perdi o endereço para fazer o login pelo próprio blog.
    Estamos trabalhaNDO no que propôs e obrigada pelas dicas!
    Débora ela se inicio apartir de uma série de fatores, O povo (que levava vantagem) queria que o voto fosse individual.

    Para que isso acontecesse, seria necessário uma alteração na constituição, mas a nobreza e o clero não concordavam com tal atitude. Esse impasse fez com que o 3º estado se revoltasse e saísse dos Estados Gerais.

    Fora dos Estados Gerais, eles se reuniram e formaram a Assembléia Nacional Constituinte.
    Aí o rei tentou reagir mas o povo estava unido e tinha como lema "Liberté, igualité, fraternite" ou "liberdade igualdade e fraternidade"

    ResponderExcluir